A Índia foi duramente atingida por uma nova onda devastadora de casos de Covid-19. Relatórios afirmam que há cerca de 25 milhões de casos com o número de mortos agora em mais de um quarto de milhão. Mas os moradores locais acreditam que a realidade é muito pior. Como o número de casos parece diminuir, muitos explicam que a verdadeira razão é porque os testes estão se esgotando. É uma situação desesperadora – no entanto, em meio à escuridão, nossos 400 Harvesters pastores estão se esforçando para serem um farol de luz naquele lugar.

Trazendo esperança para a nação

O Diretor Regional dos Harvesters no Sul da Ásia está em contato diário com os líderes na Índia. “Eles estão no centro da tempestade vendo todas essas coisas horríveis acontecendo”, observou ele, “mas há um sentimento de esperança de que eles sejam a resposta. Se alguém vai dar uma resposta para esta situação, será a Igreja. Eles estão lá para despertar esperança, criar esperança e trazer esperança para a nação. ”

Os desafios são tangíveis. Um plantador de igrejas relatou a morte de quatro pastores Harvesters em sua região rural de Andhra Pradesh. Outro líder, que mora em um prédio de 13 andares, está cercado pelo perigo – 12 andares têm caixas Covid. Ele louva a Deus porque o andr livre de Covid é o seu.

Em meio ao medo, a esperança está brilhando. A Igreja está trabalhando na Índia.

 

Serviço Hospitalar

O líder dos Harvesters na região oeste de Maharashtra mobilizou mais de 70 pastores para serem voluntários nos hospitais locais. Sobrecarregados e com poucos recursos, os serviços de saúde clamam por ajuda na província mais atingida da Índia. Os líderes da igreja receberam um curso intensivo sobre como administrar vacinas e começar a trabalhar. Os pastores estavam dispostos a ajudar onde pudessem – desde fornecer água e remédios até ajudar pacientes fracos a irem ao banheiro. Além de estarem nas mãos de Jesus, os pastores aproveitaram todas as oportunidades para compartilharem o Evangelho. Eles relataram que ninguém os parou porque sua ajuda no hospital era desesperadamente necessária.

 

Telefonema para oração

Nem todo mundo tem a sorte de conseguir uma cama em hospitais superlotados. Um líder dos Harvesters, que recentemente contratou um encanador para fazer alguns serviços em sua casa, lembrou-se de um telefonema inesperado. O encanador ficou muito doente com a Covid-19 e tentou obter ajuda de seu hospital local – mas eles não tinham espaço ou recursos para ele. Ele então foi rejeitado no hospital mais próximo para o qual viajou. Fraco, assustado e desanimado, ele decidiu telefonar para o cristão que conhecera recentemente. O pastor deixou uma marca porque mostrou ao trabalhador uma bondade sem precedentes. Ele ofereceu lanche e chá para o encanador, que geralmente é ignorado e visto como sujo devido ao tipo de trabalho que realiza. Ao telefone, o pastor dos Harvesters orou em nome de Jesus e, felizmente, o homem passou a receber tratamento.

 

Nova Vida em Cristo

Um plantador de igrejas, Nizammaudin, costumava ser muçulmano e agora espalha o Evangelho de Jesus Cristo. Seu filho, Juber – que não é um seguidor de Jesus – viu muitos amigos da família morrerem de Covid-19 nas últimas semanas. “Ele lutou com algumas questões sobre a vida após a morte”, disse Nizammaudin, “o medo da morte o assombrava”. Enfrentar tantas tragédias fez com que Juber se abrisse para orar com seus pais uma noite. “Enquanto orávamos, meu filho começou a chorar e implorar a Deus que perdoasse seus pecados. Depois da oração, ele disse que aceitava Jesus Cristo como seu Salvador pessoal e queria servir ao Senhor ”, disse Nizammaudin com alegria. “A segunda onda de Covid-19 tirou a vida de muitas pessoas … mas meu filho Juber tem uma nova vida em Cristo.”

Estes são alguns dos testemunhos que surgiram das trevas na Índia. Embora a dor e a perda sejam excessivas, louvamos a Deus pelos crentes fiéis que trazem Esperança a um mundo destruído.

 

Ore pela Índia

  • Ore por aqueles que estão ouvindo o Evangelho nos hospitais em toda a região de Maharashtra, graças ao trabalho voluntário altruísta dos pastores Harvesters lá.
  • Ore pelo encanador que pediu ajuda – para que ele não possa ignorar o Deus vivo e verdadeiro que o ajudou.
  • Ore pelos líderes da igreja em toda a Índia que são apaixonados por trazer esperança a uma situação aparentemente desesperadora. Ore para que eles sejam encorajados e sustentados durante esta crise.
  • Ore pela intervenção misericordiosa do Senhor e para que o número de casos Covid-19 diminua.
  • Há uma grave falta de oxigênio na Índia. Alguns precisam esperar dias antes mesmo de receberem cuidados. Para muitos, isso é muito longo. Ore para que o Senhor abra portas para que oxigênio suficiente seja fornecido.
  • Agradeça a Deus pela salvação do Juber. Cubra-o em oração enquanto ele começa sua nova vida com Cristo. Ore pelo ministério de Nizammaudin, que compartilha o Evangelho com a comunidade muçulmana.

Exorto, então, em primeiro lugar, que as petições, orações, intercessões e ações de graças sejam feitas por todas as pessoas. 1 Tim 2: 1