A guerra continua

Em novembro de 2020, após anos de conflito, o governo federal da Etiópia lançou um ataque ofensivo à Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF). A tensão aumentou após um ataque da TPLF a uma base militar do governo na região norte da Etiópia, Tigray. A guerra civil continuou. Apesar de uma falsa sensação de que o fim havia chegado em janeiro, atualmente não há expectativa de término.

Uma imensa crise humanitária surgiu, com 4,5 milhões de pessoas – a maioria da população de Tigray – com necessidade urgente de assistência. A guerra já causou milhares de mortes, destruição generalizada, desabrigou mais de 2 milhões de pessoas e enviou dezenas de milhares de refugiados para as nações vizinhas. Histórias horríveis estão surgindo sobre abusos dos direitos humanos, agressões sexuais, massacres de civis e ataques a instalações médicas e campos de refugiados. A Etiópia precisa de nossas orações!

O vencedor desta guerrilha ainda pode ser desconhecido, mas está se tornando cada vez mais evidente que as vítimas indiscutíveis são os civis da região de Tigray.

Garoto sofre explosão de uma bomba

Uma história que representa muitas outras é a de Nico *, de nove anos, filho de um líder dos Harvesters em Tigray. Algumas semanas atrás, Nico e seus amigos estavam brincando do lado de fora com seu brinquedo recém-descoberto – passando, jogando, chutando. Até que, sem aviso, explodiu. Eles haviam tropeçado em uma bomba não detonada. Nico sofreu ferimentos na cabeça, rosto e braço.

Seu pai queria levá-lo às pressas para o hospital mais próximo, mas as estradas estavam bloqueadas e ele não tinha transporte. “Foi terrível para seu pai e para as igrejas de lá”, disse Samson, outro líder dos Harvesters na Etiópia. Depois de obter permissão da base militar local para o uso de uma motocicleta de três rodas, o pai de Nico dirigiu os 60 km até um Centro de Saúde na cidade vizinha. Infelizmente, em sua chegada, eles foram informados de que os ferimentos de Nico estavam além de sua capacidade. Ele precisava de tratamento hospitalar.

Por fim, chegando a um hospital, Nico foi internado e imediatamente enviado para cirurgia. Felizmente, o médico conseguiu remover os estilhaços de seu corpo. Louvamos a Deus por Nico ter conseguido acessar o hospital e receber tratamento, apesar dos atrasos extras causados ​​pela guerra. No entanto, o evento foi obviamente traumático para o jovem Nico. Ele ficou no hospital por duas semanas e agora está em casa se recuperando.

Tragicamente, essa história não é única. Eventos como esse ocorrem com frequência na região de Tigray, onde a guerra continua. “As crianças estão sofrendo com traumas de guerra”, diz Samson, “Algumas até perderam partes de seus corpos, perderam suas famílias, algumas delas tornaram-se órfãs. Algumas das famílias fogem da região e as crianças não sabem para onde ir. A crise está além da imaginação. ”

As crianças estão entre milhões de civis que se sentem desprotegidos e inseguros. “As explosões, os danos, o derramamento de sangue; não é fácil lidar com todas essas coisas ”, explica Samson.

A Esperança na Etiópia é a Igreja Local

A igreja local são as mãos e os pés de Jesus. Embora o acesso à região norte seja difícil e perigoso, nossos parceiros Harvesters de outras partes da Etiópia sabiam que precisavam ajudar seus irmãos e irmãs em Tigray. Samson explica: “Através da Igreja nós estamos fazendo grandes coisas, mobilizando alguns recursos locais de nossas igrejas na cidade e de nossos membros. Mobilizamos fundos e mandamos para nossos coordenadores [no Tigray]. Estamos tentando nos mobilizar mais porque a necessidade é muito grande, as pessoas estão literalmente morrendo de fome”.

Ore pela Etiópia

  • Interceda pelo jovem Nico em suas orações. Ore para que seu corpo se cure e sua confiança e segurança retornem também. Que ele logo seja capaz de brincar feliz de novo com seus amigos sem medo.
  • Por favor, ore por todas as crianças que Nico representa. Crianças – e adultos – que estão apavorados e inseguros, inocentemente presos em uma região devastada pela guerra.
  • Ore por aqueles que ficaram desabrigados, forçados a deixar suas casas devido ao conflito e pelas famílias dilaceradas.
  • Ore para que a guerra cesse em breve e que a paz de Deus seja conhecida mesmo quando cercada pelo caos.
  • Agradeça ao Senhor pelos recursos que já foram mobilizados na Etiópia. A necessidade é muito maior! Ore para que mais fundos e itens práticos possam ser distribuídos aos necessitados.

“Obrigado”, diz Samson, “por orar por nós e obrigado por estar ao nosso lado nesta difícil situação em nosso país”.

E ore no Espírito em todas as ocasiões com todos os tipos de orações e súplicas. Com isso em mente, fique alerta e sempre ore por todo o povo do Senhor. Efésios 6:18

Visite nosso Mural de Oração para ver os pedidos de oração do campo missionário.

* Nomes alterados para proteção.