Em algumas partes do mundo, um dia de treinamento pode significar uma pequena adaptação à programação diária ou apenas um breve desvio das atividades locais. Os materiais de treinamento podem ser baixados ou impressos com facilidade. No entanto, em outras partes do mundo, requisitos aparentemente sem impactos para os eventos de treinamento, na verdade, exigem uma quantidade significativa de esforço! Esforço que envolve o custo pessoal de nossos dedicados líderes dos Harvesters. Um exemplo é a coleta e distribuição dos livros de treinamento.

O treinamento na República Democrática do Congo foi interrompido devido aos efeitos do Covid-19. Mas, algumas semanas atrás, o coordenador regional de Harvesters, Pastor Decco, ficou animado ao receber a notícia de que os tão esperados livros de treinamento estavam finalmente a caminho.

Vinte caixas grandes, cada uma com 20 livros, estavam sendo enviadas para a Zâmbia, uma nação vizinha ao sul da RDC. Isso pode ter parecido longe demais para alguns, mas o pastor Decco estava desesperado para colocar as mãos nos materiais. Assim, percorreu mais de 200km até Mufulira, na Zâmbia, onde as caixas o aguardavam. Dentro havia 200 livros de treinamento dos Harvesters da Fase A e 200 da Fase B em francês, o idioma nacional da RDC. O pastor Decco percebeu que cada livro representava 200 alunos que logo seriam capazes de crescer e se desenvolver ainda mais.

Alimentado por sua paixão pelo discipulado, o Pastor Decco empilhou criativamente as 20 caixas em duas bicicletas (130 kg por bicicleta) e viajou lentamente o trecho de 25 km até a fronteira com a RDC. Lá, ele os carregou no transporte público para a jornada de 200 km de volta a Lubumbashi.

Finalmente de volta à sua região natal, o trabalho ainda não havia acabado. Nos dias seguintes, ele começou o processo de distribuição dos livros para os 179 líderes de núcleo em torno de Lubumbashi. Esses líderes de núcleo ficaram maravilhados; eles esperaram um ano pelos materiais enquanto estavam presos e sob as restrições da Covid.

Herbie Venter, Diretor Regional dos Harvesters para a África Ocidental e Central, disse: “Louvamos ao Senhor pelo feedback dos líderes do núcleo que receberam os livros que, enquanto estavam presos e em situação de Covid seguiram em frente e plantaram igrejas”. O feedback de 12 dos Líderes de Núcleo em Lubumbashi é que 60 novas igrejas foram plantadas!

Agora, louvado seja o Senhor, os pastores em treinamento terão acesso aos livros dos Harvesters; e eles podem iniciar – e continuar – seu treinamento. Graças às suas generosas doações, os alunos dos Harvesters em todo o mundo recebem livros como esses como parte de seu programa de três anos de treinamento. Agradecemos a Deus por vocês, nossos doadores, e por líderes dedicados como o Pastor Decco que estão ajudando a fazer crescer o Reino de Deus aqui na terra.

Não faça nada por ambição egoísta ou vaidade. Em vez disso, valorize os outros com humildade acima de si mesmo, não olhando para os seus próprios interesses, mas cada um de vocês para os interesses dos outros. Filipenses 2: 3-4